Na Voz do Samba (São Bernardo do Campo - SP) Whatsaap: 11 94247-0280
Doente, hipopótamo de 49 anos vai tomar 750 comprimidos em 5 dias em parque no interior de SP
21/01/2026
(Foto: Reprodução) Hipopótamo Juninho vai tomar 750 comprimidos em 5 dias em parque de Leme, SP
750 comprimidos em cinco dias. Esse é o tratamento inicial que será realizado pelo hipopótamo Juninho, de 49 anos, que ficou doente e causou o fechamento do Parque Ecológico Mourão, em Leme (SP). O animal de 1,5 tonelada vai completar meio século neste ano e é o morador mais antigo do local, que não tem previsão de reabertura.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
A administração municipal informou que o fechamento foi necessário em razão do estado de saúde do hipopótamo, que chegou na cidade na década de 1970, vindo de São Paulo. Nos últimos dias, ele apresentou um quadro de debilidade, demandando atenção e cuidados veterinários.
LEIA TAMBÉM: Com 1,5 tonelada, hipopótamo de 49 anos fica doente e parque é fechado no interior de SP
Juninho chegou a pesar mais de 3 toneladas, mas devido à idade está metade disso. O estado de saúde debilitado fez com que ele ficasse deitado em um espaço do parque sem se movimentar. Na terça-feira (20), o hipopótamo entrou no lago - mesmo com dificuldade.
Nesta quarta-feira (21), a equipe da EPTV, afiliada da Globo, presenciou o momento em que Juninho voltou a comer após três dias sem se alimentar (assista o vídeo no topo da reportagem). Prestes a completar 50 anos, o hipopótamo está há 40 no parque.
Tratamento do Juninho
A receita do médico veterinário chama a atenção pela quantidade de comprimidos a serem tomados pelo animal, incluindo antibiótico e analgésicos para dor. Os medicamentos são administrados para Juninho no momento em que a alimentação é fornecida.
💊 Cefalexina 500 mg - 400 comprimidos, sendo 40 a cada 12 horas, por cinco dias;
💊 Dipirona 500 mg - 200 comprimidos, sendo 40 por dia, durante cinco dias;
💊 Tramadol 50 mg - 150 comprimidos, sendo 30 por dia, durante cinco dias.
Equipe multidisciplinar
Hipopótomo Juninho, de 49 anos, adoeceu no Parque Ecológico de Leme, SP
João Victor Néo/EPTV
Os veterinários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram os atendimentos e procedimentos necessários. Além disso, equipes dos zoológicos de Americana e São Paulo se deslocarão à unidade prestar apoio técnico e acompanhamento especializado.
O secretário municipal de Meio Ambiente Rafael Alves de Carvalho Almeida disse que profissionais que estão na África também estão auxiliando no atendimento do hipopótamo por videochamada. "Todo esse empenho para restabelecer a saúde do Juninho", disse.
De acordo com ele, a suspeita é que o hipopótamo esteja com alguma doença nos dentes. "O Juninho é um patrimônio histórico de Leme. [...] Começamos a acionar equipes multidisciplinares para a gente tentar fechar o diagnóstico do Juninho, estamos trabalhando nesta questão".
Hipopótomo Juninho tem 49 anos e vai tomar 750 comprimidos em 5 dias em parque de Leme, SP
João Victor Néo/EPTV
Parque fechado
De acordo com a prefeitura, todo o resguardo e atendimentos adequados estão sendo providenciados para garantir o bem-estar do animal e a expectativa é de que, em breve, Juninho apresente melhora e siga sendo símbolo de alegria e carinho às crianças e moradores de Leme.
"Durante esse tratamento do Juninho, o Parque Ecológico estará fechado para preservar também as crianças que aqui frequentam. É um animal grande, de manuseio um pouco difícil, então a gente precisa dessa prioridade, dessa privacidade, para dar um bom tratamento ao Juninho", disse o secretário Municipal do Meio Ambiente, Rafael Alves de Carvalho Almeida.
Em um vídeo nas redes sociais, Almeida afirmou que as equipes iniciaram as intervenções quando o hipopótamo parou de se alimentar. "Imediatamente acionamos os médicos veterinários do zoológico de São Paulo, zoológico de Americana, que são médicos especializados em animais de grande porte".
Parque Ecológico Mourão
Inaugurado no final dos anos 1970, o local abrange área de aproximadamente 16 hectares, abriga árvores e plantas, além de lago, trilhas, cantinho da leitura, playground e outras atrações para quem busca o lazer e o entretenimento.
O parque abriga, também, uma grande variedade em espécies de aves.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara